Como é o curso de Eletrotécnica

O curso técnico em eletrotécnica, geralmente tem duração de 18 ou 24 meses, mas isso pode variar de acordo com a instituição. Este curso é dividido basicamente em 3 partes, que são:

Elétrica geral: Nesta parte do curso, são estudados as principais teorias como por exemplo, noções de eletrônica, a parte de elétrica predial, projetos elétricos, normas e segurança em eletricidade.

Elétrica industrial e motores: Na segunda parte do curso, são estudados as máquinas elétricas, e os seus acionamentos, comandos elétricos, plc, além é claro dos princípios de automação.

Máquinas e processos: Na terceira parte do curso, são estudados ensaios e testes industriais, manutenção de sistema elétricos, pneumática e hidráulica entre outros.


importante frisar, que o conteúdo pode variar, assim como a ordem apresentada. A informação que estamos passando é referente ao modelo que geralmente é ofertado em grande parte das instituições.

Qual sário do Eletrotécnico?

A remuneração assim como a média salarial depende de muitos fatores, ela pode variar de acordo com o tipo de trabalho que será realizado, além é claro da capacitação deste profissional que estará realizando a tarefa.

O profissional autônomo especializado em eletrotécnica também tem condições de ganhar uma boa grana, mas isso irá depender da sua capacidade de desenvolver bons trabalhos e principalmente, da sua capacidade de gerenciar o seu próprio serviço.

Como ser um bom Eletrotécnico

O Eletrotécnico muitas vezes é considerado como um eletricista geral que possui curso técnico, mas é importante afirmar que este profissional é muito mais que isso! Somente quem estuda as importâncias da profissão e tudo que ela envolve, é capaz de discernir as suas especificidades.

No avanço na carreira surge uma necessidade constante de se organizar, e muitas ferramentas digitais e aplicativos para celulares podem facilitar estre processo de organização. Existem muitas dicas para ser um profissional de sucesso, como eletrotécnico é importante sempre se capacitar.

O bom profissional deve sempre estar preocupado com a sustentabilidade, e lixo eletroeletrônico pode ser extremamente prejudicial para a natureza se não for bem descartado.

Oportunidades no mercado de trabalho

As carreiras técnicas estão em alta, mesmo em cenários de crise. Segundo pesquisa do Serviço Nacional de Aprendizagem , a empregabilidade de um profissional que tem a formação técnica chega a 70%. São sete, em cada dez formados, com emprego garantido em até um ano de formatura.

O mercado de trabalho para o técnico em Eletrotécnica não não foge à regra, garantindo vaga e bons salários aos que estão ingressando na carreira.

As áreas de atuação desse profissional são muitas, portanto é importante você decidir qual delas se encaixa nas suas preferências.

Abaixo a lista de alguns ramos de atuação do eletrotécnico:

  1. Empresas concessionárias de distribuição de energia elétrica;
  2. Empresas de geração e transmissão de energia elétrica;
  3. Empresas de telecomunicações;
  4. Empresas de água e saneamento;
  5. Escritório de projetos técnicos;
  6. Empresas de instalação e manutenção de equipamentos elétricos;
  7. Empresas de representação comercial de aparelhos e equipamentos elétricos;
  8. Indústrias de aparelhos e equipamentos elétricos e
  9. Profissional liberal.

Veja no video abaixo a rotina de um técnico em Eletrotécnica

Salário médio bruto R$ 3.231,00.

Fonte : Clique aqui e vá para o site da fonte


Clique aqui para se inscrever